INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA DE MOÇAMBIQUE LIBERTA NOVAS VARIEDADES DE TRIGO E DE FEIJÃO JUGO

Teve lugar no dia 19 de Setembro do presente ano, na Cidade de Maputo, a realização da Reunião dos Membros do Sub- Comité de Registo e Libertação de variedades (SCRLV). O evento foi dirigido pela Directora Nacional de Sanidade Agro-Pecuária e Biossegurança, Florência Massango Cipriano, coadjuvada pela Directora Geral do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique e Vice – Presidente do Órgão, Zélia Menete.

A reunião visava avaliar e deliberar as propostas de registo e Libertação de variedades de trigo e de feijão jugo, tendo sido aprovada a libertação de duas variedades de trigo:  Moz-Trigo-1 e Moz-Trigo-2; bem como duas variedades de feijão jugo: Pan e Mulevala.

Para o trigo, com estas variedades libertadas, espera-se um rendimento de 4,5 a 7,0 toneladas por hectare e 4,5 a 6,0 toneladas por hectare, respectivamente. O estudo para sua libertação foi realizado em Lichinga (província de Niassa), Bárue e Sussundenga (província de Manica), em ambientes com altitudes alta a média.

No que concerne ao feijão jugo, estima-se rendimentos variados entre 1800 e 2000 kilogramas por hectare. O estudo para a libertação foi feito em Namapa (província de Nampula) e Mapupulo (província Cabo Delgado).

Artigos relacionados